"It is a period of civil war.
Rebel spaceships, striking
from a hidden base, have won
their first victory against
the evil Galactic Empire.
During the battle, Rebel
spies managed to steal secret
plans to the Empire's
ultimate weapon, the DEATH
STAR, an armored space
station with enough power
to destroy an entire planet.
Pursued by the Empire's
sinister agents, Princess
Leia races home aboard her
starship, custodian of the
stolen plans that can save her
people and restore
freedom to the galaxy...."
Há muito tempo atrás, num país muito, muito distante, um até então desconhecido roteirista e diretor lançava o primeiro filme de uma série que se tornaria muito famosa - muito além mesmo do previsto.
Sonhador, ele queria criar um estúdio capaz de rodar filmes que fossem independentes do controle rígido e silencioso da indústria do cinema de Hollywood. Em 1977 - mais precisamente no dia 25 de Maio daquele ano - era exibido para o público o primeiro filme da série Guerra nas Estrelas - Star Wars: A New Hope. Com o dinheiro do sucesso do filme, a franquia de George Lucas teve seu início; ele montou seu estúdio, a Lucasfilm; tudo para continuar com a fórmula que havia dado certo:
Star Wars Episode I - The Phantom Menace (19 de Maio/1999)
Star Wars Episode II - Attack of the Clones (16 de Maio/2002)
Star Wars Episode III - Revenge of the Sith (19 de Maio/2005)
Star Wars Episode IV - A New Hope (25 de Maio/1977)
Star Wars Episode V - The Empire Strikes Back (21 de Maio/1980)
Star Wars Episode VI - The Return of the Jedi (25 de Maio/1983)
Os filmes geraram pano pra manga o bastante pra mais ou menos - pasmem! - 100 histórias relacionadas! Curiosamente, o primeiro livro de Star Wars - nada mais que a história do Episódio IV - foi lançado alguns meses antes da estréia do filme.
Posteriormente, a saga teve sua continuidade no Universo Expandido (EU) - uma série de livros e HQ's tratando dos pormenores entre filmes, aprofundando personagens até então secundários e resolvendo todas as pontas soltas possíveis e inimagináveis (sim, e existem MUITAS pontas soltas na história inteira). A Marvel, entre 1977 e 1986 lançou 107 edições de uma quadrinização da primeira trilogia. Depois, no começo dos anos 90, a Dark Horse lançou uma infinidade de histórias sobre o Universo de Star Wars: Star Wars: Republic, Star Wars: Empire, Star Wars Tales, Star Wars: Jedi, Star Wars: Knights of the Old Repuplic e Star Wars: Legacy. A Dark Horse também re-lançou a quadrinização original da Marvel em 7 volumes de luxo, e fez também um apanhado de todas as tirinhas que haviam sido publicadas em jornais sobre Star Wars.
Várias animações foram feitas, sobre tudo que poderia ter sido explorado até então; uma série animada de 1985 para tratar das aventuras vividas por R2-D2 e C3PO no que seria o espaço de tempo entre o III e o IV episódios, e ainda no mesmo ano uma série sobre Ewoks em Endor. Depois, duas séries mais recentes, inclusive exibidas pelo Cartoon Network, tratando sobre a Guerra dos Clones (uma anterior e a outra posterior ao lançamento da animação cinematográfica de mesmo nome).
Vou evitar entrar no mérito dos jogos de videogame e computador, porque eles são muitos, muitos mesmo! Basta saber que existem aproximadamente 120 deles, começando no Atari, passando pelo NES, gameboy, SNES, jogos de PC, Nintendo 64, Game Cube, Xbox, Playstation... e ainda temos os MMORPG's lançados mais recentemente!
E, como não poderia ser diferente, com tantos jogos em plataformas virtuais, porque não jogos em plataformas mais "palpáveis"? A primeira versão dos jogos de RPG de Star Wars foram feitos entre 1997 e 1998, pela West End Games, o que rendeu muitas bases para os comics. Depois, a Wizards of the Coast assumiu essa produção, lançando o Star Wars Saga D20 - e dando cabo de muitas bizarrices lançadas nos livros da West End Games.
Acho que vocês já sentiram, mas só pra constar: Maio é o mês de Star Wars! O blog vai vestir esse layout azulado, simpático e +2 até o final do mês. Enquanto isso, preencheremos suas semanas com matérias e curiosidades sobre toda essa imensa e maravilhosa série que nasceu há 34 anos atrás, com a estréia de um filme. Enquanto isso, que A Força lhes sirva bem (ou esteja com vocês, sei lá...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário