terça-feira, 12 de julho de 2011

Star Wars Saga Edition D20 - Uma breve explanação - Parte 3

Bom dia a todos.

Após um longuíssimo hiato de postagens devido principalmente a final de semestre na faculdade, venho aqui para terminar os posts básicos sobre Star Wars - Saga Edition D20, desta vez explicando sobre o aspecto "mágico" do sistema, conhecido como "A Força".

Como o bom e velho Obi Wan Kenobi nos ensinou nos filmes de Star Wars, a Força é um campo de energia que circunda e permeia todas as criaturas vivas que existem na Galáxia, porém para os que conhecem os sistemas de RPG, video games e comics, principalmente no Universo Expandido de Star Wars, sabem que existe muito mais coisas a respeito.

Em termos de jogo, a Força se aplica sobre qualquer aspecto místico ou sobrenatural que o jogo ofereça, como inúmeras classes de prestígio, algumas comuns a todos os suplementos de aventura, como o Jedi Knight / Master e o Sith Aprentice / Lord, como algumas específicas, como o Imperial Knight do livro Legacy.


O que todas as classes que utilizam tem em comun é a necessidade de o personagem que a possuir ter a Skill chamada de Use The Force, bem como o Feat chamado Force Sensitivity, os quais permitem acessar os Talents destas classes.

Os Talents que se utilizam da Força são das naturezas mais variadas possíveis, permitindo controlar a mente dos inimigos, gerar ilusões, potencializar armas, combater de forma alucinante com sabres de luz, tornar sua armadura mais resistente, etc. Cada um destes talents compartilha uma certa árvore básica, a qual é encontrada no livro Core Rulebook nas classes, Jedi, Jedi Knight, Jedi Master, Sith Aprentice e Sith Lord, bem como Talens específicos da Força no capítulo que fala sobre a Força.

Estas classes básicas também tem árvores de Talents básicos e Talents adicionais específicos de certos cenários que podem ser encontrados nos outros inúmeros livros de Star Wars Saga Edition, como Knights of The Old Republic e Legacy (dois dos melhores em minha modesta opinião), bem como um livro que acrescenta uma gama adicional quase que infinita de possibilidades para usuários da Força, o Jedi Academy.

A Força tem também um aspecto mais combativo na forma dos poderes da Força, referidos daqui em diante como Force Powers, que funcionam analogamente como magias no sistema. Estes Force Powers podem variar desde empurrar coisas ou pessoas, como fazer ataques específicos, como também a natureza mais inerente ao lado negro da Força, daqui por diante chamado de Dark Side, na qualidade de estrangular pessoas com a Força, bem como o sempre popular método de se projetar arcos de energia contra um adversário.

Um ponto a se notar, é que embora a Força seja capaz de promover imensas façanhas, ela pode ser um ponto de desequilibrio em seu jogo, se utilizada em excesso. Uma das coisas a se notar é a postura de interpretação dos personagens por parte dos jogadores, os quais devem saber o "modus operandi" do tipo de usuário da Força que o personagem representa. Por exemplo, um Jedi, o qual é em geral um estandarte do lado luminoso da Força (chamado daqui por diante de Light Side), deve saber que ele não deve usar os seus poderes levianamente ou de forma malígna, se restrigindo a reagir se atacado ou utilizar os seus poderes em prol de um bem comum. Da mesma forma, os jogadores precisam estar plenamente cientes, se a campanha permitir personagens Dark Side, é que um Sith Lord que se prese, não é um amontoado praticamente incoerente de carnificina e sanguinolência, o qual mata exclusivamente por capricho o tempo todo, uma vez que Siths são ardilosos e manipuladores, pois sabem que nos Jedi principalmente, existe um inimigo bastante perigoso e que se eles utilizarem os seus poderes para qualquer coisa, vão atrair muita atenção indesejada.

Outro ponto a se notar é uma certa vantagem que os personagens que utilizam a Força levam sobre personagens que não a utilizam, uma vez que personagens que utilizam a Força, sobretudo os que usam sabres de luz, podem bloquear ataques corpo a corpo, bem como defletir tiros de projéteis e blasters. Isso é algo que causa sempre a necessidade de se chegar a um acordo no número de jogadores e inimigos que tenham acesso a este tipo de habilidade.

Por último e não menos importante, a Força é algo que tende também a se impregnar em lugares pela galáxia a fora, sobretudo o Dark Side, o qual pode atrair também a presença de Ecos da Força, espíritos que tendem a se fixar em locais onde a presença residual da Força seja grande, como espíritos de Sith Lords que impregnam suas posses e/ou suas tumbas após suas mortes, coisa que pode gerar plots e aventuras interessantes se este for o propóstio da campanha.

Enfim, seria isto sobre a Força, uma fonte de inúmeras idéias e possibilidades para uma campanha de Star Wars - Saga Edition, porém que deve ser estuda e utilizada com cuidado, e principalmente como o bom senso de todos os presentes na mesa.

Isto também conclui minha pequena série sobre posts básicos do sistema Saga Edition, o qual tinha o propóstio de dar uma pequena luz para os que pouco conhecem o sistema ou que não o conhecem. Espero ter lhes ajudado nisso. Em breve (espero) postarei mais a este respeito com coisas mais específicas do sistema, como idéias de campanha, regras da casa, etc.

Para maiores informações sobre o Saga Edition, sugere-se ler o livro Core Rulebook, bem como os suplementos adicionais Jedi Academy, Knights of The Old Republic, Legacy, Scum & Villany, etc.

Um abraço a todos:
GM Leandro "Terrorista" Nogueira Devezza

Leia também

Parte 1: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/05/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve.html
Parte 2: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/05/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve_18.html
____________________
15/07/2011 - Edit by Myunna-sama - Adicionados links para as postagens anteriores desse tema.

Nenhum comentário: