terça-feira, 10 de maio de 2011

Star Wars Saga Edition D20 - Uma breve explanação - Parte 1

Bom dia a todos.

Como neste nosso humilde grupo de RPG eu sou o mestre com mais experiência mestrando o sistema Star Wars - Saga Edition, farei uma breve explicação das características que tornam este sistema tão funcional e interessante.

Um das característica mais marcantes do sistema é o método como as habilidades, daqui para frente referidas como skills, funcionam.

Diferentemente do sistema de D&D edição 3.0 e 3.5, onde as perícias tem graduações limitadas pelo nível de personagem, uma gama extremamente variada de skills - das quais muitas não tem lá tanta utilidade assim - ou ainda que tem sua funcionalidade não muito diferenciada umas das outras, ou então eram desnecessariamente fragmentadas, como as skills observar e ouvir; em Star Wars Saga, as skills funcionam com um método na qual o personagem é ou não treinado em seu uso e se são focados ou não nelas, sendo que o que limita o número de skills iniciais é a classe do personagem e o seu modificador de inteligência. Para se obter novas skills os únicos jeitos possíveis são se aumentar o modificador de inteligência ou utilizar o "feat" chamado "skill trainning" na época das passagens de nível de personagem que concedam um "feat". A fórmula que determina o valor total da jogada de skill também difere consideravelmente do esquema tradicional do D&D.


Enquanto no D&D a fórmula que determina do valor de uma jogada de skill é: graduação + modificador da habilidade pertinente + modificadores diversos, em Star Wars Saga é: 1/2 do nível heróico do personagem (nível total) + modificador da habilidade pertinente + treino na skill (que vale 5) + foco na skill (que vale 5) + modifcadores diversos.

Uma das grandes vantagens disto é que traz o elemento de que quanto mais experiente (mais forte) o personagem é, melhor ele se sai nas skills que ele possui e também permite que um personagem mais experiente ao menos tente se sair razoavelmente bem em testes com skills que ele não possua, mas que eventualmente permitam que sejam feitos testes sem treinamento.

Outra característica interessante também é sobre um agrupamento maior de skills que foi feito em Star Wars, afim de dinamizar o jogo. Por exemplo, as skills obervar, e ouvir foram unificadas em uma skill chamada percepção (perception); as skills diplomacia e intimidação unidas como persuasão (persuasion); inciativa, agora como uma skill ao invés de uma característica separada; as skills arte da fuga, equilibrio e acrobacia agora como a skill acrobacia (acrobatics), etc.

Com isso, se transmite melhor um ar de herói mais cosmopólito, uma característica interessante de Star Wars, na qual dificilmente um personagem somente faz uma única coisa muito bem e sim faz várias coisas bem ou razoavelmente.

Nos próximos posts comentarei sobre as classes e a característica multi-classe que os cenários estimulam, bem como as características "mágicas" do sistema, caracterizadas pelo o que se chama de "Força".

Um abraço a todos:

Gm Leandro "Terrorista" Nogueira Devezza

Leia também:

Parte 2: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/05/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve_18.html
Parte 3: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/07/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve.html

____________________
15/07/2011 - Edit by Myunna-sama - Adicionados links para as postagens subsequentes desse tema.

Nenhum comentário: