quarta-feira, 6 de julho de 2011

Namoro e RPG - Como Faz?

Um guia básico para a sobrevivênvia de relacionamentos no RPG \o/

Para alguns jogadores, o dia do RPG é o dia mais feliz da semana; depois de 5 dias enfadonhos, trabalhando ou estudando, ou trabalhando E estudando, nada mais divertido do que reunir os amigos no final de semana para continuar aquela aventura épica que parou justo quando vocês estavam prestes à descobrir a passagem secreta que os levaria em segurança para o salão do tesouro do dragão maligno, ou aquela outra então, que parou quando um bloqueio planetário decidiu devastar o planeta com um bombardeio orbital, e você tem apenas 30 minutos para sabotar a operação.

Seja como for, é fato que para aqueles que jogam RPG regularmente, poucas coisas podem ser mais desestressantes; e, podem ser ainda mais desestressantes se você tiver por perto aquela pessoa tão querida e especial, a quem você dedicaria a melodia das liras de mil bardos, ou então aquele planeta recém-descoberto, povoado por aquela simpática e hospitaleira espécie de unicórnios e pôneis (ou o que quer que seja do gosto de quem você gosta).
(e sim, estou presumindo que, mesmo sendo RPGista, você tem vida além-jogo xD)


Assim, é consenso que ter o namorado(a) no RPG pode ser muito bom.
Mas, pode ser muito ruim também.

Talvez sua namorada não aceite bem o fato de, entre escolher salvar a paladina dela de uma terrível armadilha mágica do Rei Lich, ou salvar todo o reino, você tenha escolhido salvar todo o reino. Talvez ela não aceite que seu bardo canastrão tenha que xavecar a Rainha da Neve para conseguirem sair de seu palácio mortal inteiros. Pior ainda, talvez sua namorada não aceite aquela rolagem épica de três críticos seguidos do assassino que parecia vindo das sombras, que por um acaso saiu da sua mão, porque por um acaso você é o Mestre.

Não importa o caso, às vezes o que parecia uma win-win situation na sua vida se mostra um inferno em potencial. O que fazer para solucionar essas situações de maneira que cause menos estrago possível?
A verdade é que não existe uma maneira muito simples de lidar com isso, posto que relacionamentos em geral são complicados porque lidamos com pessoas, e pessoas SÃO complicadas.
É claro também que essa situação pode valer para ambos sexos, mas resolvi me focar nas moças, especificamente, porque eu conheço bem a situação: não só tenho a oportunidade de poder jogar RPG com meu namorado, como também tenho a oportunidade ainda maior de poder vê-lo mestrar algumas aventuras para nossa mesa.

Então, qual a fórmula mágica para que as coisas corram bem?
Ela pode variar um pouco, mas consiste basicamente de duas atitudes: saber separar as coisas e sinceridade.

Moças, vamos convir:
Seu namorado, enquanto Mestre da mesa, já se sente pressionado imaginando que todos os outros presentes acreditam que ele puxa sardinha pra sua personagem por questões óbvias. Querer que ele puxe sardinha de fato é simplesmente uma grande mancada. E nesse caso, principalmente com a mesa.
E digo mais: se por um acaso você começou a jogar RPG quando começou a namorar, vão ficar ainda mais de olho em tudo que você fizer, porque você vai ser uma estranha no ninho.
Por outro lado, talvez seu namorado tente te agradar favorecendo sua personagem; não deixe que ele faça isso. Ele pode achar que é uma atitude bonitinha e que prova que ele gosta de você, mas talvez ele não perceba que isso pode sugerir que ele acha que você não sabe se virar sozinha. Diga-lhe que você adorou o cuidado que ele despreendeu com sua personagem, mas que não era necessário, e que você fica mais feliz com dicas de como montar a ficha do que passadas de pano em rolagens de dado e coisas assim.

Se seu namorado for apenas um jogador, não espere que ele seja mais do que isso enquanto vocês estiverem jogando. Se ele estiver jogando com um bardo canastrão e pegador, que sempre se vale do charme para ajudar o grupo em negociações com mulheres importantes pro enredo da aventura, seja forte! Afinal de contas, por mais que a Rainha da Neve tenha lá seus 28 de Carisma, é você quem vai deixar a sessão de RPG de mãos dadas com seu namorado. Com seus 16 de Carisma sim, claro, mas Carisma esse que é muito mais real e palpável, capiche mocinhas? x3
Também, não ache que ele vai mover céus e terras para salvar sua personagem sempre que se fizer necessário. Você é a Feiticeira Humana, não a princesa indefesa, mulher! O que você faz quando um bandido aparece? Bola de Fogo nele! O que você faz quando o poderoso mago Lich ameaça a todos? Bola de fogo nele! Ajudar aqui e ali é uma coisa, marcação em cima pra impedir a delicadeza que é sua anã guerreira se machuque é outra. A não ser que isso faça algum sentido real no enredo, agradeça e diga que toda essa atenção não é necessária. Roleplay fair and square é bom, e todo mundo gosta.

Agora, rapazes:
Toda e qualquer demonstração de carinho e afeto é válida, sempre. Apreciamos suas gentilezas, apreciamos os agrados e presentinhos, mas, sob hipótese nenhuma, nos coloque em um pedestal. Agradar sua namorada e tratá-la como uma pequena rosa de vidro são coisas totalmente diferentes; no começo, ambas coisas podem ser parecidas, mas moça nenhuma vai aguentar ser tratada como um bibelô por muito tempo. Mais do que isso, lembre-se sempre: Se ela já jogava RPG antes do namoro começar, pode ter certeza que ela não é um poço de lágrimas e fragilidade, e que ela sabe se cuidar. Afinal de contas, você não estava lá antes para fazer tudo por ela. Não se surpreenda se, por exemplo, sua adorável "mômozinha" empunhar uma caneca de cerveja e gritar "ODIN!!!" à plenos pulmões em alguma festa à caráter.

Acho que com isso cobri o básico do que pode acontecer. Se tiverem mais sugestões, comentem, mandem e-mails, pombos-correio, sinais de fumaça ou holocrons! :3
Boa sorte com os raios de sol de suas vidas! o/

2 comentários:

Komrad disse...

Minha namorada não joga, mas tem um casal na nossa mesa e ainda bem eles são bem maduros com isso, tanto como jogadores como quando Ele (ou ela, mais recentemente) está narrando. Se bem que, quando ela ta jogando, ela abusa um pouco do direito de namorada pra ser pidona, especialmente na XP, mas ele sempre veta XD e ela sempre sai na boa então ta massa...

Henrique Andrade disse...

Fiz uma mesa só com garotas que queriam aprender a jogar RPG, uma delas é minha noiva.
Ela adorou jogar (pois já sabia as classes e clans básicos de D&D e Vamp de tanto eu falar).
Ela sempre ouvia quando eu planejava as aventuras e as crônicas, dava até dicas, ela gosta muito de ouvir.
Ela gostou tanto que o TCC da pós graduação dela foi sobre RPG, tirou a nota máxima e foi chamada para trabalhar na universidade.