quarta-feira, 18 de maio de 2011

Star Wars Saga Edition D20 - Uma breve explanação - Parte 2

Bom dia todos.

Daremos prosseguimento aos posts sobre Star Wars - Saga Edition D20, hoje discurssando sobre as classes de personagens existentes e algumas de suas peculiaridades.

O sistema é formado por 5 classes básicas e mais uma quase infinita quantidade de classes de prestígio, algumas genéricas, outras mais específicas de cenários de campanha que abordam um certo período histórico do universo expandido (E.U.) de Star Wars.

Uma diferença substancial do sistemas mais tradicionais D20 é que neste Saga Edition, existem além do que se conhece tradicionalmente como "Feats", que são habilidades complementares que o seu personagem pode ter, cada classe tem os seus talentos (daqui para frente referidos como "Talents"), que exibem habilidades específicas de cada classe e que expressam também o grau de treinamento que o personagem possue em sua própria classe.
Cada classe também possui um conjunto básico de Feats que mostram os benefícios do treinamento mínimo realizado para se ingressar nesta classe, bem como cada classe geralmente tem alguns pré-requisitos para se ingressar nela.


As classes básicas são: Jedi, Noble, Scoundrel, Scout e Soldier.

A classe Jedi é normalmente utilizada para exemplificar o típico padawan Jedi, aquele que já atingiu um grau de treinamento mínimo para começar a trilhar o seu próprio caminho na ordem Jedi, normalmente sob a tutela de um mestre ou cavaleiro Jedi mais experiente.
Esta classe aborda vários tipos de talentos básicos para controle e manipulação da Força e de combate com sabres de luz. Em alguns cenários específicos, a classe Jedi também pode expressar o estágio inicial do treinamento de usuários da Força de outras tradições como Siths, Jensaarai, Bruxas de Dathomir, etc, embora isso tenha mais a ver com a interpretação de cada mestre e cada grupo sobre como lidar com usuários da Força de outras tradições que não a Jedi. Os Feats básicos da classe Jedi são Force Sensitivity, que garante acesso a poderes que se utilizem de controle e manipulação da Força, sendo o Feat mais básico para qualquer personagem que aspire a ser um usuário da Força e Weapon proficiency (Simples Weapons e Lightsaber), que permite se ter a coordenação mínima para se manipular com eficiência e segurança um sabre de luz em combate. A classe Jedi, na maior parte dos cenários, é uma das únicas que não se recomenda permitir entrada posterior a da criação do personagem, pois o tempo e a dedicação necessários para se treinar para ser um membro da ordem Jedi, em geral começa logo na infância dos personagens. As "árvores de Talents da classe Jedi são Consular, Guardian, Sentinel e Lightsaber Combat.

A próxima classe é o Noble, a qual exemplifica melhor a aristocracia dos mundos de Star Wars, bem como o poder das classes mercantes e comerciais. Das classes básicas, o Noble talvez seja a que tenha a menor proficiência em combate direto, porém sua capacidade em negociar e persuadir é sem par, sendo que seus Talents visam minar a organização dos inimigos, bem como aumentar a moral de seus aliados. Ainda como um extra, Nobles podem conseguir ser extremamente proficientes com todas as habilidades e ainda garantir uma fonte de recursos extras com seus Talents. A classe Noble tem como Feats básicos Linguist, que visa facilitar a comunicação com a multitude de espécies e povos que existem nos mundos de Star Wars e Weapon Proficiency (Simple Weapons e Pistols) visando dar uma forma básica de se defender ao Noble. As árvores de Talents da classe são Influence, Inspiration, Leadership e Lineage.

Na seqüência temos o Scoundrel, a qual exemplifica os heróis e vilões malandros e frequentadores de bares e cantinas pela galáxia a fora, tendo o seu ícone imortalizado nos filmes pelo personagem Han Solo, ou seja personagem que sabem se virar na hora do aperto mesmo sem habilidades específicas, bem como são muitas vezes grandes pilotos ou "hackers". Mas nenhum bom Scoundrel dura muito tempo num lugar hostil como a galáxia de Star Wars sem olhar por onde pisa e também ter uma considerável dose de sorte. Os Feats básicos do Scoundrel são Point Blank Shot, visto que boa parte de suas lutas são a distância queima-roupa e Weapon Proficiency (Pistols e Simple Weapons), visando uma forma de se defender. As árvores de Talents de Scoundrel são Fortune, Misfortune, Slicer, Spachound e Outlaw Tech.

Depois temos o Scout, que personifica o explorador de mundos e rotas espaciais desconhecidas. Heróis dessa classe em geral estão aonde a aventura e/ou os contratos os levam. Scouts, sempre viajando galáxia a fora, sempre acabam por se encontrar em situações de grande risco, nas quais reflexos rápidos e conhecimento do mundo selvagem podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Os Feats básicos do Scout são Shake It Off, que serve para ajudar naqueles momentos em que a exaustão ameaça destruir de uma vez por todas sua vida e Weapon Proficiency (Simple Weapons, Pistols e Rifles), visando assim um poder de fogo maior para as ameaças típicas que alguém que anda nos confins da galáxia pode encontrar. As árvores de Talents do Scout são Awareness, Camouflage, Fringer e Survivor.

Por último temos o Soldier, que é aquele que vai aguentar a maior parte da punição do combate, sempre nas linhas de frente lutando e perseverando contra muitas vezes impossíveis probabilidades de vitória. Com grande proficiencia em armas variadas, a vida do Soldier não seria nada fácil se ele não tivesse como se proteger dos terríveis danos que ele pode sofrer nos combates, bem como uma certa proficiência tática sobre como avaliar a situação de combate e as vezes se virar mesmo sem ter um confiável blaster em suas mãos. Os Feats básicos do Soldier são Weapon Proficiency (Simple Weapon, Pistols e Rifles) a fim de fornecer um poder de fogo adequado para combates contra inimigos muitas vezes blindados e Armor Proficiency (Light e Medium) para se proteger dos temíveis danos que o combate pode causar sobre seus corpos. As árvores de Talents do Soldier são Armor Specialist, Brawler, Commando e Weapon Specialist.

A fora isso existe uma multitude classes de prestígio sendo que as chamadas de "básicas", aparecem em todos os cenários de Star Wars, sendo elas Ace Pilot, Bounty Hunter, Crime Lord, Elite Trooper, Force Adept, Force Disciple, Gunslinger, Jedi Knight, Jedi Master, Officer, Sith Apprentice e Sith Lord (citadas no livro "Star Wars - Sage Edition - Core Rulebook - Pg 205 a 225 - Capítulo XII), as quais oferecem uma praticamente infinta gama de possíveis caminhos de especiliazação que seu personagem pode seguir.

Algo muito interessante deste sistema de Star Wars é a qualidade de se poder ter personagens multi-classe sem se sofrer penalidades por isso, assim ajudando a criar aquela atmosfera cosmopólita tão comum no universo de Star Wars, na qual heróis sempre são bons em algo, mas tem um ás na mangá para quando as "negociações precisam ficar sérias". Assim sendo não é nada anormal para um Jedi que vive em um front de batalha ter alguns níveis de Soldier, representando o convívio dele neste tipo de situação, ou ainda homens e mulheres que são ótimos em uma briga de bar como um Scoundrel ou em uma batalha em um movimentado campo de batalha como um Soldier.

Enfim, essencialmente tudo é possível neste vasto universo, coberto de informações encontradas nos inúmeros livros publicados para o sistema Saga Edition de Star Wars.

No próximo post, cobriremos um pouco mais o aspecto "mágico" de Star Wars representado pela "Força" e em como ele pode ser um fator desequilibrante no jogo se não for tratado com o devido cuidado e formas de se manter o equilíbrio, mesmo com a presença de personagens que tenham controle sobre a "Força".

Um abraço a todos:

GM Leandro "Terrorista" Nogueira Devezza

Leia também:

Parte 1: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/05/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve.html
Parte 3: http://mochiladomestre.blogspot.com/2011/07/star-wars-saga-edition-d20-uma-breve.html
____________________
15/07/2011 - Edit by Myunna-sama - Adicionados links para a postagem anterior e a postagem posterior desse tema.

Nenhum comentário: