terça-feira, 19 de julho de 2011

Capas, espadas, navios e um penacho garboso

Boa noite, caros visitantes, e sê bem vindos ao nosso mês temático do sistema adorado pelos fãs de filmes de Errol Flynn, livros de Dumas e do queridíssimo Cyrano de Bergerac de nosso talentoso Rostande. Tenho o prazer de recebê-los, oferecer-lhes um caneco de rum e uma introdução ao tema.

7th Sea é um sistema publicado em 1999 por autores que tinham em sua experiência recente Legends of The Five Rings, razão pela qual ambos compartilham o sistema Roll and Keep, apesar de o 7th Sea posteriormente ser trazido para o sistema D20 quando se tornaria o Swashbuckling Adventures (2004-presente). O sistema se foca em aventuras de Capa e Espada, inpiradas em, conforme citei antes, romances como Os Três Mosqueteiros, Conde de Monte Cristo, Don Juan e materiais diversos sobre pirataria e relacionados.


Dito o básico, vamos à minha análise, extremamente parcial do jogo:
7th Sea é o sonho molhado dos RPGistas apaixonados por capa e espada. O sistema coloca o garbo e estilosidade (representados pelo "atributo" Panache, inspirado no penacho do chapéu de Cyrano) acima da velocidade na definição de ações pro rodada. Ele acentua que heróis cinematográficos aguentam mais golpes do que deveriam e se mantém vivos apenas pela força de vontade, privilegia ações semi-impossíveis (recompensado-as com "Drama Dices", dados extras para auxiliar em ações ou ativar habilidades especiais) e dá o máximo de respaldo para uma campanha cinematográfica swashbuckler com romance, intriga, combates épicos de heróis derrotando 50 capangas cada e enfrentado o vilão até a morte no topo de um penhasco e coisas do gênero. Na minha opinião as maiores qualidades do jogo são sua leveza, agilidade e as sacadas do clima de "filme". Se eu fosse forçado, sob a mira de uma arma a apontar seus defeitos, diria que são o uso de magia (principalmente na mão dos jogadores, que podem ficar frustradíssimos ao utilizá-la) que não se encaixa muito bem no tema, e a tendência dos autores a manter certos aspectos do mundo "fechados, empacotados e com um laço de fita em cima" até demais, criando um aspecto de "vaca sagrada" no livro.

Uma vez feita a primeira apresentação, seguiremos com uma série de artigos a respeito do sistema, mundo e anexos. Espero que aproveitem a viagem e que não abandonem o navio até o fim dela.

Nenhum comentário: