quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Imaginação participativa. Fazendo seus jogadores ajudarem no detalhamento dos personagens.

Bom dia a todos.

Hoje venho expor um conceito que eu tenho utilizado com grandes resultados em minhas mesas de RPG mais recentes com campanhas mais longas. O conceito de imaginação participativa.

Isto consiste em sempre perguntar aos jogadores que pontos que eles gostariam de abordar com seus personagens, que experiências eles acham mais relevantes aos seus personagens dentro do cenário da campanha, que pontos pessoais da existência dos personagens eles gostariam de abordar ou expandir com seus personagens, etc.

Com isso, os próprios jogadores dão idéias a você mestre, de que rumos a campanha pode tomar, ajuda a planejar aventuras que certamente serão o que os jogadores estão esperando ver, e assim sendo muito provavelmente agradarão a eles e isso ainda tira um pouco deste pesado fardo do mestre, o qual se for como eu, não tem lá tanto tempo livre assim para ficar "paguando" atrás de idéias para tocar campanhas de duração mais longa como o tipo que costumo fazer.

Ou seja, sempre perguntar aos seus jogadores o que eles querem fazer em cada aventura de uma campanha, ajuda a nortear os objetivos, sempre dentro do tópico da campanhas proposta, e assim a cumprir as expectativas do jogadores, ao mesmo tempo criando personagens com grande profundidade de detalhes e mais tangíveis, dando uma vida a eles, tornando-os memoráveis e inesquecíveis e mantendo os jogadores sempre curiosos para saber o que vai acontecer.

E mais importante de tudo, faz com que seus jogadores sintam que estão participando da criação de uma saga, muitas vezes épica. Como um "plus", estão tirando uma parte do enorme trabalho que é tocar uma narrativa de RPG complexa e mantendo o mestre satisfeito em poder contar a história que ele planejou e com jogadores interessados e colaborativos.

Um abraço a todos:
GM Leandro "Terrorista" Nogueira Devezza

Nenhum comentário: