terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Solanin - O outro lado do Japão

Alguns de vocês ainda devem se lembrar do meu post anunciando Solanin, na semana passada. Como eu tinha feito uma resenha beeeeeem mequetrefe, resolvi complementar a coisa por aqui, já que na outra postagem meu foco era a L&PM, e não o título em si.



Solanin trata dos dilemas e das escolhas de um jovem casal, que terminou a faculdade e está vivendo numa Tóquio incerta, sem nenhuma certeza de suas próprias escolhas. Meiko tem 24 anos e trabalha como ajudante de escritório, mas ela se incomoda com a dinâmica de convivência empresarial, regada de fofocas, olhares tortos dirigidos à sua pessoa, e outras coisas que fazem parte "do mundo dos adultos". Já Taneda, formado em Design, só conseguiu trabalhar como freelance numa revista e, por mais que ele vare noites para cumprir prazos, seu ganho é sempre o mesmo, e sempre baixo.
Por conta disso, o rapaz não consegue nem mesmo bancar um aluguel sozinho, e por isso ele vai morar com Meiko. Mesmo ouvindo diariamente de suas colegas de trabalho que ela está sustentando seu namorado, Meiko parece não se incomodar com isso. Mas, a rotina no escritório é enfastiante, e depois de uma bronca do chefe (e um pedido de desculpas acompanhado de um convite para o jantar), ela decide se demitir. É nesse ponto em que as coisas que já não estavam muito estáveis começam a ficar ainda mais inseguras.

A narrativa que Inio Asano impõe ao mangá é sutil e constante, e não poderia ter sido melhor para alternar entre os momentos de inércia e movimento da vida dos protagonistas. O espirito que não-conformismo que os dois apresentam nada mais é do que o reflexo da "geração perdida" que raramente é explorada pelos mangakas, tanto por conta da própria dinâmica da indústria de mangás, quanto por conta de ignorar os aspectos da realidade que não lhe são interessantes com todas as forças também. Não que Inio Asano também já não tenha passado por esse momento em sua vida, mas Solanin surge como um trabalho muito mais autoral nesse contexto. O mangá foi aclamado na Europa, nos EUA e até na China.
Ele consegue contestar vários aspectos atuais da cultura Japonesa de uma só vez: A pressão sobre as pessoas, para que elas se sintam felizes fazendo o que quer que estejam fazendo, mesmo que isso não seja o que elas desejam; a economia em frangalhos; a produção industrial e forçada de ídolos pop para os jovens; a pressão da sociedade para que o homem cuide da casa e das contas; o respeito doentio pelos pais que se apoia no medo de decepciona-los.

A obra também foi adaptada para o cinema japonês em 2010, dirigido por Takahiro Miki. No elenco, Aoi Miyazaki (como Meiko), Kengo Kora (como Taneda), Yoichi Kondo (como Kato), Kenta Kiritani (como Billy) e Ayumi Ito (como Ai).


Solanin - Ficha técnica
Autor: Inio Asano
Editora: L&PM Pocket
Número de páginas: 216
Lançamento: Novembro 2011
Papel: sulfite, 75g/m²
Formato: 173x153 mm
Chuck Norris Aproves!

Nenhum comentário: