sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Player 5 joins (?)

Meu queixo caiu alguns minutos atrás e ainda estou tentando recolher ele! É bombástico, é novo, é extraordinário e (talvez) um tapa na cara das outras editoras nacionais de mangá.

A L&PM Pocket tinha avisado, no começo do ano, que lançaria alguns títulos de mangá. Mas, até então, eu faço a linha São Tomé: só acredito vendo. 

E não é que lançou mesmo?

Hoje, chegou às minhas mãos, um desses títulos. Solanin, de Inio Asano.



O mangá conta a história de um casal de namorados que decide que suas vidas precisam de uma reviravolta (é, ainda não li, mas depois que ler eu melhoro isso! xD), uma vez que estão se sentindo sufocados em seus respectivos empregos, mudar e correr atrás de sua felicidade. Taneda trabalha (leia-se: é explorado) como ilustrador free-lance para uma editora, e Meiko é assistente de escritório. A história deles retrata bem o atual momento econômico do Japão, e como as pessoas podem se sentir perdidas e sem muitas expectativas depois de terminar a faculdade, ainda mais quando se vem de uma cidade pequena para uma grande metrópole, como é Tokyo.

Outro título que estréia os mangás na editora famosa pelas suas edições de bolso é Aventuras de menino, de Mitsuru Adachi.

Mas, até então, temos muitos mangás largados à deus dará, lançados por editoras que não se aguentaram de pé. Além de ser a L&PM Pocket se aventurando nesse ramo, a qualidade do mangá é infinitamente melhor do que as nossas já tão conhecidas editoras gigantes: JBC, Conrad, Panini e New Pop. Algumas pessoas podem estranhar o formato (que é o formato típico da L&PM), mas o fato dele ser impresso numa qualidade maravilhosa, e num papel muito superior ao usal dos mangás, o sulfite, faz valer muito a pena o preço: R$ 15,00.

Eu não quero entrar em detalhes nem nada, mas eu espero que isso sirva pra sacudir o público dito "otaku", e os faça perceber que tem algo errado com aquele papel jornal fininho e safado que as editoras usam (e que fazem questão de dizer que usam e bradar: "no papel original japonês") (normalmente com a desculpa de que é assim lá, e de que eles são os bonzinhos mantendo o formato, e blábláblá. #bullshit ¬¬x), que, diga-se de passagem, numa das últimas tiragens da Panini estava ligeiramente translúcido (até porque, todo mundo já anunciou que o preço do mangá vai aumentar).

Vamos ficar de olho e ver no que essa história vai dar! ^^

______________

Edit - 16/12, 17:49; finalmente tive tempo de ler o mangá. Atualizei a micro-resenha xD

Nenhum comentário: